Copy of Olimpíadas Nacionais de Informática – Final Nacional
Guia de iniciação e código exemplo
Não deixes de espreitar o Guia de iniciação às Olimpíadas que preparamos para ti. O guia é constituído por um conjunto de artigos criados com o objetivo de introduzir potenciais concorrentes ao funcionamento das Olimpíadas assim como ensinar os primeiros conceitos necessários para uma participação de sucesso. É ideal para alunos que estejam a participar pela primeira vez ou que ainda sejam inexperientes na competição, mas também para outras pessoas interessadas em saber mais sobre concursos de programação e para professores que queiram introduzir os seus alunos às Olimpíadas.
O nosso servidor de treino tem disponíveis para submissão doze problemas introdutórios que acompanham o guia. Para que possas perceber melhor como funciona todo o sistema de avaliação, disponibilizamos aqui código exemplo para resolver dois desses problemas. Se não conseguiste acertar no problema A ou C dos problemas introdutórios espreita o código numa quatro linguagens permitidas para perceberes como é pedido que faças as coisas.
Problema A – Festa do Ricardo
- Código exemplo em C
- Código exemplo em C++
- Código exemplo em Java
- Código exemplo em Python
- Código exemplo em Pascal
Problema C – Afonso na fila
- Código exemplo em C
- Código exemplo em C++
- Código exemplo em Java
- Código exemplo em Python
- Código exemplo em Pascal
Aqui ficam alguns dos erros comuns mais cometidos (relembramos que deves ler a informação técnica):
- Erro na compilação: Se obtiveres “Compile Time Error” significa que o teu programa deu erro ao compilar. Carrega na mensagem para poderes ver que erro deu cá e corrigir. O que pedimos é um programa escrito na linguagem padrão (ver compiladores usados).
- Erros de apresentação: Tens de escrever exatamente o que é pedido e nada mais. Nada de “Insira número” ou “O resultado é”. Apenas ler o que é pedido e escrever como pedido. Se disser “Satisfaz” escrevam exatamente “Satisfaz” com as mesmas letras maiúsculas e minúsculas. Também todas as linhas de output devem contar o carácter mudança de linha no final (do mesmo modo todo o input tem sempre mudança de linha no final de cada linha)
- Limites: Quando são dados limites no input é para ajudar. Não é necessário verificarem se estão ou não no limite (a menos que seja expressamente pedido para imprimir alguma mensagem nesse caso). É garantido que os dados vêm com esses limites, de modo a que saibas quão eficiente o teu programa tem de ser e que tipos de dados deves usar.
- Testar o programa: Para testares o teu programa deves usar o método descrito na informação técnica
Se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar no Mooshak. É essencial que percebam bem todo o sistema de avaliação e a maneira como devem ser escritos os programas para que a dificuldade esteja apenas no problema a resolver e não na interação com o nosso sistema (semelhante ao usado nas Olimpíadas Internacionais).
Nota que podem sempre carregar no resultado da submissão para ver os resultados mais detalhadas, incluindo uma tabela com os resultados btidos em cada teste, e o input/output correto para um teste que o programa não tenha acertado.
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